Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

#Fic@Dic@: Conheça o Bixiga a Pé

Por Leticia Leda Sabino

Assim que recebi o convite do Luis Fernando Guggenberger, Instituto Vedacit, para participar desse espaço pensei em puxar a sardinha pro meu lado e falar sobre caminhar nas cidades e da a dica do projeto “Bixiga a Pé”.

Para quem não está em São Paulo, lembro que o Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade, que ganhou importância turística ao longo dos anos, graças às suas cantinas, festas de rua e à sua intensa movimentação cultural.

Para celebrar o bairro e exaltar suas histórias e lugares, criamos o projeto “Bixiga a Pé”, iniciativa da ONG SampaPé!. Trata-se de um mapa que chama a atenção para elementos do bairro que remetem a histórias nem tão visíveis e propões que tudo seja percorrido a pé. O mapa contém 29 pontos, organizados em oito categorias: teatros, museus, monumentos, igrejas, casas históricas, entretenimento, ruas e praças.

De todos o que mais gosto são as ruas, pois mostra que o caminho é cheio de interesses e até mesmo os nomes das vias nos remetem às histórias e pessoas do bairro. O mapa, por exemplo, destaca alguns nomes que remetem ao fato de lá ter sido um quilombo, ou seja, lugar de refúgio de negros escravos, como as ruas 13 de maio e da abolição.

Há muito mais.

Se você gostou e quer saber mais sobre as nossas atividades, seguem nosso canais para vocês seguirem:

www.sampape.org

www.facabook.com/sampape.sp

www.instagram.com/sampapesp

www.medium.com/@sampape