Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Soluções para as metrópoles

Josef Barat, economista, consultor de entidades públicas e privadas, é coordenador do núcleo de estudos urbanos da associação comercial de São Paulo, assina um artigo no jornal o Estado de S.Paulo intitulado Uma nova agenda para as metrópoles, onde debate as tendências e perspectivas futuras das metrópoles brasileiras. Segundo ele, “nestes espaços urbanos de organização complexa e que transbordam para amplas periferias, o acúmulo de grandes carências de serviços públicos decorreu das demandas geradas pelos fluxos migratórios e elevado crescimento demográfico.

Ele diz ainda que “a falta de investimentos, os conflitos de objetivos e a falta de coordenação das políticas e ações dos três níveis de governo contribuíram para uma urbanização caótica. No entanto, é nestes espaços altamente urbanizados que se concentram as grandes oportunidades e os elevados potenciais de trabalho e realização humana, abertos pela ampliação de horizontes e integração que resultam da globalização.

No final, Barat conclui que os “novos requisitos da competitividade metropolitana, em escala regional e mundial, são: 1) capital humano com alta densidade educacional e cultural; 2) infraestruturas modernas e eficientes para dar suporte a atividades de forte conteúdo tecnológico; 3) logísticas modernas de abastecimento e escoamento da produção em função das novas formas de integração das cadeias produtivas; 4) base científica e tecnológica capaz de aumentar o potencial produtivo; 5) presença de cadeias produtivas concentradas geograficamente; e 6) atividades diversificadas de lazer, entretenimento e cultura compatíveis com as exigências de bem-estar da população e da globalização. Uma pauta ousada para um novo governo.”

Leia mais

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,uma-nova-agenda-para-as-metropoles,70002631912