Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

ONU Habitat apresenta resultados da Pesquisa Cidades Sustentáveis

Os resultados da pesquisa Cidades Sustentáveis: Um panorama das cidades brasileiras na visão do cidadão,foram apresentados na quarta-feira (27), em um webinar promovido pelos organizadores do trabalho. O estudo foi conduzido pelo Colab – startup de inovação em governo que busca a melhoria da gestão pública através da colaboração entre cidadãos e governo -, a pedido da ONU Habitat, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

Durante uma hora, representantes das duas entidades apresentaram os principais resultados da pesquisa, que funciona com um termômetro sobre comunicação pública, desempenho das prefeituras e gera insights sobre a importância da colaboração do cidadão na gestão pública. Mais de 800 pessoas acompanharam o evento on line, enviando perguntas aos apresentadores do trabalho.

A pesquisa traz um panorama amplo sobre a situação das cidades brasileiras na visão dos seus habitantes e aponta os caminhos a serem percorridos pelos gestores urbanos para atingir os objetivos das Cidades e Comunidades Sustentáveis, uma das 17 metas da ONU para colocar o mundo em um caminho sustentável.

Niterói, São Paulo, Santo André e Rio de Janeiro foram as cidades com maior participação na pesquisa. Na percepção dos participantes, os temas onde as cidades estão mais próximas do modelo ideal de sustentabilidade são: adaptação às mudanças climáticas, prestação de contas, transparência e construções sustentáveis e resilientes. As piores avaliações foram referentes aos tópicos da pesquisa que abordaram questões avaliativas sobre espaços públicos, resiliência a catástrofese, por último, o acesso a transporte.