Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Arquiteto tem projeto para Marte

O site Época Negócios relata um instigante projeto liderado pelo arquiteto Bjarke Ingels, que está pensando como construir uma cidade em Marte. O desafio é ter até 2117 – um prazo “longo demais até mesmo para um arquiteto” – um que permita construir uma comunidade fora da Terra sem que seja necessário levar quase nada.

Ingels já é conhecido por seus projetos inovadores.O mais recente deles é uma usina de processamento de lixo que produz energia e tem até pista de esqui.

A escolha de Marte tem algumas razões.  Primeiro, a viagem até lá dura apenas alguns meses. Outra vantagem é duração do dia. “Toda a vida na Terra se adaptou para ciclos de 24 horas, e Marte tem um dia de 24h40 – ou seja, além de tudo, você ganha uns minutos a mais para cochilar de manhã”, brinca.

Apesar de menor do que nosso planeta natal, como Marte não tem oceanos, “o espaço disponível para o mercado imobiliário é o mesmo”, afirma, arrancando gargalhadas da plateia. O solo tem praticamente os mesmos minerais, o que facilita tanto a agricultura quanto a construção. Outro ponto positivo, diz ele: o pôr do sol no planeta vermelho tem tons azulados.

Leia mais

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/SXSW/noticia/2019/03/sxsw-2019-como-construir-uma-cidade-em-marte.html