Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Startup faz raio-x de cidades brasileiras de olho em comunidades mais sustentáveis

O Blog do Empreendedor assinado por Maure Pessanhafaz um longo relato doPrograma das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos, via ONU-Habitat, que firmou uma parceria com o negócio de impacto social Colab para conduzir a Consulta Cidades Sustentáveis.  O levantamento teve o apoio Instituto Vedacit, Instituto Arapyaú, Vital Strategies e Artemisia.

Concluída no início deste ano, a pesquisa contou com a participação de 9.606 cidadãos – 44,7% mulheres e 55,3% homens –, que responderam a 29 questões sobre habitação, transporte, participação social e resiliência, entre outros temas, relacionadas às cidades onde vivem.

Segundo Maure, a parceria da civic tech com a ONU Habitat dialoga com a premissa de que, se bem planejada e gerenciada, a urbanização pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento sustentável. E a aliança de todos os atores sociais é essencial.

As respostas recebidas pelo Cidades Sustentáveis serão entregues aos prefeitos e prefeitas das cidades com mais participações e também darão origem a um guia para a promoção, em todo o mundo, do ODS 11 – que lista objetivos e metas para garantir vida digna para todos. A pesquisa completa será divulgada pelo ONU-Habitat em maio.

Leia mais

https://pme.estadao.com.br/blogs/blog-do-empreendedor/startup-faz-raio-x-de-cidades-brasileiras-de-olho-em-comunidades-mais-sustentaveis/