Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Cidade da Espanha integra tecnologia para servir cidadão

A cidade de Logroño, na Espanha, começou um projeto de integração de tecnologias para alcançar maior inteligência na gestão pública. É o que informa o site IPNews. Seundo o site, a plataforma atua como uma central de controle da cidade, integrando suas informações para ajudar os gestores a tomarem melhores decisões. Hoje, recursos hídricos, sistemas de informação geográfica e módulos horizontais, como a gestão de petições, atendimento em vias públicas e indicadores de transparência e qualidade fazem parte do sistema.

Um benefício significativo já constatado foi a redução de mais de 35% no consumo de água para irrigação, graças ao cruzamento de dados entre o setor de meio ambiente e os serviços de meteorologia.

Além disso, o atendimento ao cidadão se tornou mais ágil através de múltiplos canais (voz, e-mail e bate-papo na web) com serviços de geolocalização. O principal deles foi o “010 Serviço Cidadão”, onde foram atendidas quase 40 mil ligações, das quais mais de 17,2 mil foram encaminhadas automaticamente ao módulo de solicitações, reclamações ou sugestões de distribuição e resposta entre as diferentes unidades municipais.www.