Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

São José dos Campos é a cidade mais amiga da Internet no Brasil e Porto Alegre, a melhor capital

No Ranking das Cidades Amigas da Internet, divulgado nesta terça-feira, 21, pela Telebrasil, a cidade paulista assume a primeira colocação. Porto Alegre, depois de ter revisado a lei das antenas, pula para a quarta posição. Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que mantêm entraves à implantação de antenas, figuram nas últimas posições do ranking, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população.

Na quarta edição do Ranking das Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco, a cidade paulista de São José dos Campos assumiu a primeira colocação. Nas últimas três edições, a posição ficou com Uberlândia, em Minas Gerais, que neste ano obteve o primeiro lugar no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, especialmente as antenas de celular e internet móvel.

O estudo mostra que, após revisar a sua legislação e facilitar a implantação de antenas, Porto Alegre deu um salto e passou da 80ª para a quarta posição, ficando como a capital mais bem colocada no ranking. Recife apareceu na nona posição e Rio Branco, no Acre, ficou com a 10ª posição. O Rio de Janeiro figurou na 31ª posição. Já as cidades que não têm legislações que favoreçam a implantação de infraestrutura ocuparam as últimas posições.

Estão nesse caso, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. A capital federal está na 93ª posição. A capital catarinense aparece na 95ª posição, Belo Horizonte, na 97ª posição, e São Paulo na 100ª e última posição do Ranking das Cidades Amigas da Internet.

As cidades de São José dos Campos, primeira colocada no Ranking das Cidades Amigas da Internet, e Uberlândia, primeira colocada no Ranking de Serviços Cidades Inteligentes, serão premiadas pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Os prêmios foram concebidos em reconhecimento às cidades que mais criaram condições favoráveis à instalação de infraestrutura e à oferta de serviços inteligentes.