Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Mostra “17 ODS para um Mundo Melhor” ocupa o Memorial da América Latina

A exposição traz 17 Globos Terrestres, com 1,80 metros de altura, utilizados como uma tela tridimensional em que o público poderá interagir com a arte, além de refletir sobre questões sociais, ambientais e econômicas. Artistas renomados das mais diversas vertentes como Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al  Makul, Priscila Barbosa, MARAMGONÍ , Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN estão entre os que assinam as criações.

Em 2015, líderes mundiais dos Estados-membros da ONU reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global, além de ser requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável e, a partir daí lançaram um plano de ação: a Agenda 2030, que contém um conjunto de 17 objetivos, entre eles, Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Vida na Água e Igualdade de Gênero. Catherine Duvignau, diretora da Toptrends e organizadora da mostra acredita que “através de uma exposição artística vamos levar a população a conhecer melhor os 17 ODS, essas metas tão importantes estipuladas pela ONU”.

A Agenda 2030 compreende que a cultura possui um papel fundamental para promover essas mudanças sociais para construção de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, patrocina o projeto e avalia os 17 objetivos como imprescindíveis, reforçando a necessidade de trazer cada vez mais pessoas para debater o tema. “Acreditamos que tratar temas tão importantes por meio da arte é uma forma de disseminar a mensagem de maneira lúdica. A sustentabilidade sempre fez parte do DNA da Novelis e nossa atuação contribui com objetivos como a conservação ambiental, gestão sustentável, alcance da igualdade de gênero, empoderamento de mulheres e promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável. Ao promover projetos como esse, amplificamos nosso propósito de criarmos juntos um mundo mais sustentável”, afirma Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis.