Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Um rica experiência sobre Cidades Inteligentes

O site da revista Época traz um importante debate a partir das experiências do projeto da Sidewalk Labs, que promete mudar parte da metrópole canadense, e a reação dos moradores mostra discussões essenciais sobre o futuro do urbanismo.

O A Sidewalk Labs, uma subsidiária do Alphabet (a empresa que controla a Google), está prestes a levar a tecnologia cívica a um novo patamar em Toronto, onde faz testes da primeira cidade verdadeiramente inteligente numa área de 12 acres conhecida como Quayside, um espaço subutilizado às margens do Lago Ontário e que é geralmente considerado pouco atrativo e negligenciado.

Apesar dos problemas dos moradores de Toronto com Quayside, eles têm muitas restrições quanto a entregar o local ao experimento da Sidewalk Lab. O projeto envolveria carros e transporte público autônomos; semáforos inteligentes que coletam informações sobre pedestres, ciclistas e veículos; robôs correio e coletores de lixo; elaboradas galerias de túneis subterrâneos para fazer com que entregas sejam mais eficientes; e prédios modulares que podem ser expandidos sob demanda conforme a população aumente. Sensores serão capazes de rastrear pessoas, temperaturas das construções, uso de água e eletricidade e muito mais.

Leia mais:

https://epoca.globo.com/primeira-cidade-inteligente-toronto-sera-cobaia-para-futuro-23760873