Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Joinville está entre três cidades brasileiras a receber atividades de programa da ONU 

Joinville é uma das três cidades brasileiras a receber um circuito de atividades com temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As ações somam à passagem do Caminhão Conhecendo os ODS pela cidade, no dia 6 de julho, sábado. O evento será das 10 às 18 horas, na praça do Mercado Público Municipal. A Prefeitura de Joinville apoia a iniciativa por meio da Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e Secretaria de Esportes (Sesporte).

Antes da abertura, às 9h30, haverá atividades do Programa Mexa-se, promovido pela Sesporte, em frente ao palco principal. Os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 no contexto mundial serão apresentados à comunidade em 17 tendas, com destaque para a responsabilidade de cada pessoa para colocar os ODS em prática.

Por exemplo, na tenda do objetivo 4, de Educação de Qualidade, a Secretaria de Educação apresentará seus cases de sucesso. Enquanto isso, a Sama irá expor sobre as Unidades de Conservação do município, em harmonia com o objetivo 15, dedicado à Vida Terrestre. Haverá ainda atrações para crianças no Espaço Kids e serão exibidos vídeos, além de infográficos e exposições, no Caminhão.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em diferentes áreas foram definidos em 2015, por 193 países, durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030.

O projeto é realizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation. Além de Joinville, o Caminhão também será levado para Manaus (AM) e Rio Claro (SP), cidades onde a Companhia possui unidades fabris. Outras entidades e empresas de Joinville participam e apoiam a iniciativa.