Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

São Paulo com uma das dez cidades mais multiculturais do mundo

Artigo

Por Marcelo Romoff

Inauguro esse espaço analisando uma matéria publicada no site Culture Trip, que apontou as dez cidades mais multiculturais do planeta. São Paulo está na lista, ao lado de Amsterdam, Londres, Los Angeles, Paris, Nova York, São Francisco, Singapura, Sydney e Toronto. De Londres a Nova York e São Paulo a Cingapura, algumas cidades conseguem encaixar o mundo inteiro dentro delas. Sucessivas ondas de imigrantes trouxeram consigo um pedaço de suas antigas casas e fizeram uma marca em seu novo, criando diversos ambientes culturais cheios de restaurantes incríveis, festivais e cenas de arte.

O artigo publicado no Culture Trip informa que São Paulo é uma das cidades mais multiculturais, se não a maior, na América do Sul, com histórico de imigração que iniciou em 1870 com diversas ondas imigratórias, evidenciado na cena culinária da cidade, na diversidade religiosa e nos bairros. O que o site não revela é a crescente evolução nos bairros afastados do grande centro da capital, muitas vezes rotulados como zonas norte, sul leste, oeste, periferia, comunidade, quebrada e assim por diante.

O coletivos culturais e os equipamentos culturais multiuso que difundem a cultura multifacetada, além da pop, nerd e geek começam a mostrar a efervescência nestas regiões, atraindo pessoas de todas as idades, que estão descobrindo esta imensa grande cidade multicultural, muito maior do o artigo da Trip revelou. Um exemplo disso foi a PerifaCon, primeira Comic Com da favela, realizada na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na zona sul. A ideia do evento, que teve entrada gratuita, foi fomentar a cultura nas periferias de São Paulo.

A programação abarcou sala de games, concurso de cosplay, uma feira de ilustrações e quadrinhos com artistas independentes, mesas de debates, sessões de autógrafos, grupos de Rap e Street Dance.

———————————

Marcelo Romoff é Curador Artístico e Gestor Cultural do Instituto Vedacit e Instituto Center Norte, do Grupo Baumgart. Especialista em Programação Neurolinguística, desenvolve processos de coaching, workshops e palestras, atuando com transições nos âmbitos pessoal e profissional. Com profundos conhecimentos em artes cênicas e incentivos fiscais, atuou como gestor no Theatro Municipal de São Paulo e consultor cultural na empresa Vivo de Telecomunicação, desenvolvendo programações artísticas e culturais, nacionais e internacionais, em todo território nacional.