Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Próximo Congresso Mundial De Gestão De Resíduos Focado Na Economia Circular

Foi, na semana passada, apresentada, em Lisboa, a próxima edição do Congresso Mundial da Associação Internacional para a Gestão de Resíduos (ISWA), que, no próximo mês de outubro, reúne na cidade espanhola de Bilbau participantes de cerca de 80 nacionalidades. O grande tema da 29ª edição do congresso global será a economia circular.

A edição de 2019 do Congresso Mundial da ISWA, que decorrerá na cidade espanhola de Bilbau, foi apresentada oficialmente em Lisboa. Numa unidade hoteleira da capital, foi “fruto da crescente participação de profissionais portugueses” em edições anteriores do reunião mundial de delegados ligados à gestão de resíduos que o congresso teve direito a apresentação oficial em Portugal, esclarece em nota de imprensa a LIPOR, entidade intermunicipal responsável pela gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos produzidos no Grande Porto.

Com encontro marcado para Bilbau, de 7 a 9 de Outubro, o evento global deverá atrair mais de 1200 delegados de cerca de 80 nacionalidades, abrangendo “as mais importantes áreas da gestão de resíduos”. O congresso tem como objectivo servir de ponto de encontro para “profissionais, investigadores e investigadores científicos” do sector, sendo palco para análises comparativas de boas práticas e divulgação de novas tendências.

A 29ª edição do evento mundial estará subordinada ao tema “Economia Circular. O que está a fazer?” e a discussão será desenvolvida em torno de seis principais temáticas: cidades sustentáveis, tecnologias em gestão de resíduos, inovação digital, mudança climática, inovação social e lixo marinho. A programação do congresso conta, este ano, com “cerca de 300 palestrantes”.

A ISWA – Associação Internacional para a Gestão de Resíduos é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que procura promover “o desenvolvimento de uma gestão sustentável e profissional de resíduos em todo o mundo”.