Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

São Paulo: alternativas para mobilidade.

O Porta G1 publica uma longa matéria sobre o transporte coletivo de São Paulo e concluiu que dos 15 mil ônibus que fazem parte da frota que circula pela cidade, apenas 201 são elétricos. A tendência é que os transportes fiquem mais sustentáveis, com tecnologias limpas.

Ainda na matéria aparecem mais duas alternativas: tecnologia que pode aparecer em breve fica por conta dos veículos inteligentes, ou seja, transportes que não têm motoristas. A ideia é que eles sejam guiados por uma inteligência artificial, auxiliada por câmeras, e capazes de desviar de obstáculos e manter a segurança de pedestres e passageiros. Além dessas possibilidades, por ser uma cidade cortada por rios, São Paulo poderia ter transportes hidroviários, a exemplo de Manhattan. Entretanto pela falta de planejamento e poluição das águas paulistanas, esse modal ainda não pode ser implantado.

Lia mais:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/02/anda-sp-maioria-dos-onibus-que-circulam-pela-cidade-nao-possui-tecnologia-sustentavel.ghtml