Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Festival discute o desenvolvimento sustentável em São Paulo

Thais Sousa

São Paulo – A Virada Sustentável vai reunir este mês atrações artísticas, workshops, palestras e outras ações em São Paulo. O evento é o maior festival voltado para o tema da sustentabilidade no Brasil e já teve edições em mais de cinco capitais.

A Virada é norteada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na programação do festival, ocorrerá ainda o Fórum Virada Sustentável. Os debates contam com organizações que discutem questões como a escassez hídrica, saneamento básico e cidades inteligentes e sustentáveis.

As atividades são gratuitas e algumas requerem inscrição através do site. Participam do evento representantes de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades. O festival traz, também, atrações culturais e uma mostra de curtas-metragens em Realidade Virtual com produções como Rio De Lama, ou “River Of Mud”. O filme trata sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais, em 2015, e seu impacto ambiental.

Já a grade musical do festival conta com o grupo musical Orquestra Mundana Refugi, que reúne brasileiros, imigrantes e refugiados. A apresentação, com direção musical de Carlinhos Antunes, traz temas tradicionais de países como a Palestina, o Congo e o Brasil. Os instrumentos vão do kanun (instrumento que descende de uma antiga harpa egípcia) ao acordeom, passando pelo piano, violino, cítara chinesa, bouzouki (da família do alaúde) e outros.

A Mundana Refugi surgiu dentro de um projeto da Orquestra Mundana, que já atua há 15 anos. Idealizado por Carlinhos Antunes e pela assistente social Cléo Miranda, em meio a oficinas musicais gratuitas para imigrantes e refugiados, o grupo se apresenta desde 2017.

Serviço
Fórum Virada Sustentável 2019
De 22 a 25 de agosto

Orquestra Mundana Refugi
Das 16h às 17h
Dia 24/08
Ibirapuera – Palco Principal
https://www.viradasustentavel.org.br/