Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Tecnologia em benefício das cidades

O site StartSe.com traz um exemplo de avanço tecnológico implantado para tornar algumas cidades chinesas ainda mais inteligentes. Segundo o site, ao governo chinês instalou centenas de postes de luz inteligentes que transmitem rede 5G e, com isso, passou a monitorar dados

“Uma das grandes tendências em inovação no mundo é o conceito de cidades inteligentes (smart cities), em que os próprios componentes do contexto urbano monitoram e analisam dados para promover uma melhor qualidade de vida”, diz a matéria. “Isto só é possível com avanços nas áreas de Internet das Coisas (IoT) e redes de alta velocidade. O governo da China tem planos de tornar suas principais cidades mais inteligentes e, neste sentido, está instalando postes de luz de alta tecnologia nestes locais”, completa o artigo assinado por João Ortega.

As experiências com os novos recursos estão acontecendo em três cidades inteligentes da China: Tianjin, Pequim e Hong Kong, onde foram instalados postes hi-techs com câmeras e sensores que, entre outras funções, transmitem rede 5G. “As informações em relação a poluição e violação das leis de trânsito são enviadas para autoridades responsáveis. Em algumas cidades, não é incomum que o governo determine paralisação de certas indústrias em caso de poluição no ar acima de níveis seguros.”, diz o site.

Leia mais:

 https://www.startse.com/noticia/ecossistema/68695/china-poste-luz-inteligente-5g