Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Declaração de São Paulo, um chamado para a sustentabilidade urbana

As Organizações das Nações Unidas (ONU Brasil) publicou um artigo em sua página na internet onde aborda o papel das cidades como parte da solução do grave problema das mudanças climáticas e a importância da Declaração de São Paulo neste contexto.

As cidades geram 80% do PIB mundial e a urbanização é um dos principais fatores da transformação econômica. Como centros de geração de conhecimento e cultura, as cidades cumprem um papel decisivo para impulsionar a prosperidade nacional”, afirma o site.

Segundo a ONU, “as cidades são convidadas a manifestar seu apoio a Declaração de São Paulo, seja tomando medidas, seja registrando, desenvolvendo e compartilhando soluções pertinentes aos seus contextos singulares. Firmar esta declaração, embora não seja uma exigência, oferece a oportunidade de reconhecer cidades líderes mundiais em sustentabilidade urbana”.

O artigo da ONU Brasil ressalta que “soluções integradas para o desenvolvimento urbano e a desigualdade social que mitiguem a mudança climática podem gerar oportunidades para as cidades se tornarem resilientes, inclusivas e habitáveis”.

Leia mais:

https://nacoesunidas.org/declaracao-de-sao-paulo-um-chamado-para-a-sustentabilidade-urbana/