Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Campo Grande caminha para se tornar Cidade Inteligente e virar exemplo ao País

A cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, investe em ações ambientais que estão contribuindo para reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida na cidade.   Este é o tema da matéria publicada ontem no site MS Notícias.

Segundo a reportagem, “o Sistema de Controle de Transporte de Resíduo Eletrônico, lançado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, em parceria com Agência Municipal de Transporte e Trânsito, em janeiro deste ano, está mudando a forma de os geradores lidarem com o os seus resíduos na Capital. Em menos de um ano, a Prefeitura mais que dobrou o número de emissão de CTRs”.

A matéria explica que este trabalho tem contribuído para que Campo Grande avance  para se tornar uma Cidade Inteligente. “Isso vem ao encontro do Plano de Governo da atual gestão, que vem trabalhando para fazer com seus projetos sejam palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informações para os cidadãos”, diz a reportagem que aborda também a questão dos resíduos sólidos. O sistema de controle de transporte de resíduos tem as caçambas monitoradas eletronicamente, de forma a garantir que o descarte seja feito de forma correta, nos aterros determinados pela prefeitura.

“Para fechar o ciclo, o município fez uma ATA para poder comprar esse resíduo da construção civil e poder reutilizá-lo. A ideia é moê-lo transformá-lo em material primário para colocar em estrada vicinal, por exemplo. Isso é muito importante, pois o cascalho é um material finito e o resíduo da construção civil não”, explica a matéria.

Leia mais:

http://www.msnoticias.com.br/editorias/geral-ms-noticias/campo-grande-caminha-para-se-tornar-cidade-iteligente-e-virar-exemplo/91847/