Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Surge um novo Mapa da Sustentabilidade

O Instituto Vedacit, em parceira com o Quintessa, aceleradora de negócios de impacto, produziu o Mapa Cidades Sustentáveis, documento-guia de organizações que estão atuando para o desenvolvimento de cidades brasileiras mais sustentáveis. O objetivo do Mapa é fortalecer o ecossistema que trabalha para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e dar visibilidade a essas organizações.

O Mapa teve 681 organizações aprovadas entre 919 inscritas, a partir de pesquisa que avaliou 4516 instituições. O Mapa avaliou as organizações a partir de dez eixos estruturantes da proposta: bem-estar e responsabilidade do cidadão; economia circular e gestão de resíduos; ocupação profissional; preservação ambiental; construções sustentáveis; mobilidade sustentável; gestão pública; habitação/moradia; educação; saneamento.

Além de mapear as instituições envolvidas com o tema, o documento produziu algumas conclusões importantes para o entendimento do atual estágio deste importante assunto no cenário nacional. Entre as conclusões, destacam-se os seguintes tópicos:

  • As cidades sustentáveis representam diferentes visões para região central e territórios periféricos;
  • Há um equilíbrio entre 2º e 3º setor;
  • Ressalta-se a importância do setor público e advocacy para a evolução das pautas;
  • Os eixos menos representativos mapeados foram Saneamento e Educação;
  • Os mais representativos foram Economia Circular e Bem-estar e Responsabilidade do Cidadão.

Link:

file:///C:/Users/msode/Downloads/Mapa%20Cidades%20Sustent%C3%A1veis%20leve.pdf