Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Cidades inteligentes e o turismo

Matéria da agência de notícias EFE, publicada pelo portal UOL, aborda a relação das cidades inteligentes com a potencialização do turismo. Segundo afirmação do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, “as cidades inteligentes têm a enorme capacidade de influenciar positivamente não só na vida das pessoas que as habitam, elas também têm uma grande influência no turismo”. A afirmação foi feita na VIII Cúpula Global sobre Turismo Urbano, que teve início ontem em Nursultan, capital do Cazaquistão.

Segundo o site, “o evento, que terminará no próximo sábado e apresenta o tema ‘Cidades inteligentes, destinos inteligentes’, conta com a participação de mais 1.400 representantes de 80 países”.  A matéria também traz a fala do primeiro-ministro do Cazaquistão, Askar Mamin, que afirmou “que as autoridades do país têm o propósito de trabalhar com grandes empresas internacionais para promover o turismo. ‘Atualmente, o turismo corresponde a 10% do PIB, 10% dos postos de trabalho e 5% do total da indústria’, disse Mamin, destacando a ajuda do setor ao desenvolvimento sustentável das cidades”.

A matéria ainda destaca “que o turismo atualmente se desenvolve muito rapidamente, o que traz uma série de problemas relacionados ao setor, segundo o secretário-geral da OMT. ‘Este fórum oferece um espaço para que ministros e prefeitos falem sobre o turismo’, comentou. Como exemplo de cidade inteligente, Pololikashvili citou Nursultan, que sedia o evento. ‘Há 20 anos, aqui havia um batatal. Hoje, é uma das cidades mais modernas e que mais rapidamente se desenvolve na região (da Ásia Central’, argumentou.”

Leia mais:

https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2019/10/10/cidades-inteligentes-potencializam-o-turismo-diz-secretario-geral-da-omt.htm