Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Ministério do Meio Ambiente disponibiliza cartilha sobre técnicas de bioconstrução

O site de arquitetura Archdaily publicou matéria sobre uma cartilha on-line produzida pelo Ministério do Meio Ambiente, que traz informações sobre bioconstrução. Segundo o site, “o livreto é indicado para qualquer pessoa que queira aprofundar seus conhecimentos acerca da bioconstrução e também para quem deseja iniciar uma obra sustentável e não sabe por onde começar. Além de ter menos impactos ambientais, este tipo de construção custa muito menos do que as tradicionais”.

O texto explica que “a bioconstrução se baseia no princípio de que é possível construir tendo um impacto ambiental muito baixo” e completa, afirmando que “o material é extremamente útil para quem deseja entender melhor a bioconstrução e conhecer detalhes de diferentes técnicas sustentáveis e ambientalmente corretas de construção”.

“Um dos intuitos desta cartilha é oferecer opções para que as comunidades tenham autonomia e sejam capazes de, através de técnicas tradicionais, garantirem suas necessidades sem a dependência de outros grupos. Neste sentido, o primeiro passo é pensar além do comum, é enxergar todos os materiais, sejam eles naturais ou residuais como matéria-prima em potencial,” informa o site.

A matéria explica ainda que a utilização de materiais locais, como pedra e madeira, faz parte do conceito de bioconstrução e que “a observação das condições climáticas, para que os elementos naturais, como o sol e o vento”, devem ser usados como aliados na obra. Diferentes técnicas tradicionais e eficientes para a construção também são detalhadas na cartilha. “Superadobe, adobe, COB, taipa de mão, taipa de pilão, são apenas algumas das metodologias apresentadas com detalhes e exemplos práticos. Os cuidados necessários com o abastecimento e saneamento também estão detalhados no material”, completa.

Leia mais:

https://www.archdaily.com.br/br/793649/ministerio-do-meio-ambiente-disponibiliza-cartilha-sobre-tecnicas-de-bioconstrucao