Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Creche brasileira é a primeira do mundo com selo máximo de construção sustentável

O jornal Gazeta do Povo, do Paraná, publico em seu caderno de arquitetura uma matéria sobre construção sustentável. A matéria é de autoria de Karina Pizzini e aborda a história do projeto e  construção da creche Hassis, localizada na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, Santa Catarina, em funcionamento desde 2015. “A primeira creche do mundo e o primeiro prédio público do país a ter a classificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – em português, Liderança em Energia e Design Ambiental – em nível máximo: Platinum. O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países”, diz a matéria.

A reportagem explica que, para receber a certificação, o canteiro de obras precisou ser limpo e organizado. “ ’A ideia de ser sustentável é impactar o mínimo possível no ambiente durante e depois da obra’, afirmou o engenheiro civil Luís Fernando Corrêa.  Para isso, foi necessário ter a colaboração dos trabalhadores, pois os critérios incluíam mudanças de hábito no canteiro de obras. Entre outras ações, foram instaladas redes de proteção nos bueiros, para que a sujeira da obra não escoasse para a tubulação pública, e a colocação de um colchão de brita, para que os caminhões não carregassem a poeira ou lama para as ruas de acesso ao canteiro.”

A reportagem explica ainda que “os materiais de construção também precisaram ser escolhidos seguindo critérios de sustentabilidade. A creche foi erguida em um terreno de quase 12 mil m², com 1.182 m² de área útil. Todo material de aço, alumínio e concreto utilizado na obra era reciclável. As dez salas que a unidade abriga têm varandas pergoladas com madeira certificada com selo FSC (Forest Stewarship Council) – ONG em prol do desenvolvimento sustentável das florestas e da conservação do meio ambiente – proveniente de manejo florestal responsável”.

A matéria esclarece que sustentabilidade e arte formam a cultura pedagógica da unidade. Carla Cristina Britto, diretora da escola, conta que “as 265 crianças – entre quatro meses e seis anos – que hoje estudam no local, desfrutam de uma rotina de respeito à natureza, manuseio da terra, consciência sustentável e de incentivo à arte e à cultura. Carla lembra que o próprio nome da unidade é em homenagem ao artista plástico Hiedy de Assis Corrêa, mais conhecido por Hassis, falecido em Florianópolis em 2001, que tinha sua obra pautada na cultura regional e no cotidiano da capital catarinense”.

Leia MAIS:

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/creche-construida-no-brasil-e-a-primeira-do-mundo-com-selo-maximo-de-construcao-sustentavel/