Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Ribeirão Preto inaugura Parklet com Biblioteca Comunitária

O portal R7 noticiou a inauguração do primeiro parklet cultural de Ribeirão Preto -SP, que contará com uma biblioteca comunitária e acontecerá no dia 7 de novembro.  “Com o apoio do Instituto Vedacit, o projeto é um espaço democrático, público e gratuito, que promove o acesso à leitura, a circulação cultural e a integração da comunidade com a cidade. A inauguração acontece às 17h30, com apresentação teatral “Onde mora a memória de um Reino?”, da Cia. Mungunzá de Teatro, exibição de vídeos do projeto “Histórias que Constroem”, do Museu da Pessoa, e discotecagem com o DJ Gabo”, informa a reportagem.

O R7 ainda informa mais de 220 livros da nova biblioteca foram doados pelos colaboradores da Vedacit, a partir de uma interna campanha de incentivo realizada pela empresa. “O Espaço, diferente das bibliotecas tradicionais, não contará com o apoio de um bibliotecário, os munícipes serão responsáveis por doar novos exemplares, assim como pelos empréstimos. Os cidadãos são os donos e, como tal, devem prezar pela gestão e conservação do local. A intenção é ter uma constante rotatividade e contar com a colaboração dos usuários para mantê-lo sempre atualizado”.

“As Cidades do Futuro são aquelas que conseguem construir uma nova relação dos espaços urbanos com as pessoas. Esta iniciativa valoriza Ribeirão Preto por meio de suas histórias e legado”, afirmou na matéria Luis Fernando Guggenberger, gerente executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit. Segundo o executivo, “espaços como este contribuem para a interação da população com a cidade onde vive, aumentando o senso de pertencimento e a valorização da comunidade local”.

O projeto “Histórias que Constroem” é uma iniciativa do Museu da Pessoa, também apoiada pelo Instituto Vedacit. A iniciativa tem como objetivo “registrar histórias de vida de trabalhadores da construção civil que contribuíram, e ainda contribuem, para a construção da cidade de Ribeirão Preto. No dia do evento serão exibidos os vídeos do projeto, que posteriormente serão incorporados ao acervo do Museu da Pessoa, que conta com aproximadamente 20 mil histórias de vida de brasileiras e brasileiros, disponíveis para acesso gratuito pelo Portal do Museu da Pessoa (museudapessoa.net)”, diz a matéria.

Leia mais: https://entretenimento.r7.com/cartao-de-visita/ribeirao-preto-inaugura-parklet-com-biblioteca-comunitaria-30102019