Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Colab e ONU-Habitat fazem segunda consulta sobre condições de vida nas cidades brasileiras

O site Casa Cidades convoca todos os brasileiros a participar da segunda edição da consulta pública Cidades Sustentáveis, que tem por objetivo diagnosticar o avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo matéria publicada no site, a consulta é uma parceria entre ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, e Colab, startup de inovação em gestão pública que conecta cidadãos a prefeituras. “As 30 questões de múltipla escolha medem a percepção dos brasileiros sobre como suas cidades estão avançando no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da ONU, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, afirmam.

A ONU tem 17 ODS com metas para serem alcançadas até 2030, para que todos os países sigam um caminho sustentável. A matéria explica que “esse plano de ação conjunta e global é conhecido como Agenda 2030. Colab e ONU-Habitat vão realizar a consulta todos os anos até 2030, para avaliar como o Brasil está evoluindo no quesito do desenvolvimento urbano sustentável. Hoje, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. No Brasil essa parcela é de 85%”.

Quase 10 mil brasileiros participaram da primeira edição, realizada entre outubro de 2018 e fevereiro deste ano. Segundo a matéria, “os resultados foram publicados em um livro, que foi lançado pelo CEO do Colab, Gustavo Maia, na 1ª Assembleia do ONU-Habitat em Nairóbi, no Quênia, em maio deste ano”. O texto explica que a 1a. edição da consulta Cidades Sustentáveis “apontou que a dimensão com melhor percepção dos participantes foi a de construções sustentáveis e resilientes, enquanto a com pior avaliação foi a de adaptação às mudanças climáticas.”

A matéria esclarece que “o documento foi entregue a prefeitos e prefeitas de cidades brasileiras e a organizações públicas, para que possam levar em conta no planejamento de suas gestões a percepção dos cidadãos sobre as condições de vida em suas cidades e fazer um trabalho mais focado em relação às questões de sustentabilidade. No total, foram impressos 300 livros e quase mil pessoas fizeram o download da versão digital”.

A média nacional para cada dimensão abordada pela pesquisa tem notas que vão de zero a 100.  As quatro primeiras desta consulta são Cidades sustentáveis e resilientes (61 pontos), Vida Urbana (60), Proteção dos Patrimônios (54) e Habitação e Serviços Básicos (53).

Leia mais:  https://casacidades.casa.org.br/colab-e-onu-habitat-fazem-segunda-consulta-sobre-condicoes-de-vida-nas-cidades-brasileiras/