Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Arquiteto planeja cidade 100% sustentável para ser construída no México

“Você já imaginou como seria morar em uma cidade completamente sustentável, com tudo que os moradores precisam sendo produzido internamente?” Esta pergunta provocante inicia a matéria publicada pelo site Mundo Conectado. E a resposta vem em seguida, informando que  o arquiteto italiano Stefano Boeri fez um projeto quase utópico de como essa cidade funcionaria e fez esse planejamento pensando em uma região próxima a Cancun, no México. A cidade teria uma área verde contando com a estimativa de 7 milhões e 500 mil plantas, cobrindo cerca de 400 hectares dos 500 totais da cidade.

Segundo o site, “de acordo com o planejamento do arquiteto, a cidade contaria com todo tipo de construção residencial e abrigaria o máximo de 130 mil pessoas, que morariam e trabalhariam no local. Todo o alimento e energia teria produção interna, com grande foco em energia solar, a cidade contaria com um anel gigante com placas solares cobrindo grande parte da extensão da cidade. Toda a água viria do Caribe e seria dessalinizada para passar a ser própria para o consumo e irrigar os canais da cidade que seriam utilizados para transporte e também manter o clima estável”.

A nova cidade não teria carros: para se locomover, seria necessário utilizar o sistema de transporte elétrico planejado internamente. “Entregas diversas contariam com o auxílio de drones circulando pelo céu da cidade de forma autônoma. Para ajudar a reconhecer acertos e erros da cidade e contribuir com tecnologia, uma universidade com um centro de pesquisa forte seria instalada na região. Toda a área verde plantada foi planejada para dar conta de absorver até 116.000 toneladas de dióxido de carbono por ano”.

Mas esse modelo de cidade fica apenas no papel. A matéria diz que “algumas aplicações de sustentabilidade e tecnologia são importantes de serem discutidas, até porque podem gerar economia para a cidade. Uma pesquisa, explicada em detalhes aqui, aponta que a inteligência artificial pode poupar até U$15,7 trilhões da economia global até 2030”.

Leia: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/11238/arquiteto-planeja-cidade-100-sustentavel-para-ser-construida-no-mexico