Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Smart City Expo: Brasil marca presença no principal evento global de cidades inovadoras

O site do BrasilLab, hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o poder público, publicou notícia sobre o Smart City Expo World Congress (SCEWC), evento global focado em cidades e soluções urbanas inteligentes, realizado em Barcelona de 19 a 21 de novembro. Segundo o site, a 9ª. edição do SCEWC foi ainda maior do que no ano passado, “em todos os sentidos: 15% de aumento no espaço de exposições, 1.010 empresas expositoras, mais de 700 cidades participantes de 146 países. De acordo com o Instituto de Economia de Barcelona, o impacto econômico do evento – cujo tema neste ano foi “Cidades feitas de sonhos” – foi de 90 milhões de euros”.

A matéria detalha que a programação do congresso foi estruturada a partir de cinco temas: Transformação Digital; Meio Ambiente Urbano; Mobilidade; Governança e Finanças; Cidades Compartilhadas e Inclusivas. Dentro desses temas, foram abordados tópicos como cidades orientadas por dados, 5G e o futuro da conectividade, cidades resilientes, gentrificação, sistemas de transporte inovadores, governança em múltiplos níveis, economia colaborativa, economia circular e cidades mais inclusivas.

O site também explica que, entre os palestrantes, estiveram nomes como “Janette Sadik-Khan, uma das maiores referências globais em transporte e transformação urbana, Shira Rubinoff, expert em cibersegurança, Laura Tennenbaum, pesquisadora das mudanças climáticas reconhecida pela NASA por sua atuação neste tema, e Jeff Merrit, diretor de Internet das Coisas, Robóticas e Cidades Inteligentes do Fórum Econômico Mundial”.

Segundo o site, “duas comitivas oficiais do país, organizadas pela FNP – Frente Nacional de Prefeitos e pelo iCities – Smart Cities Curitiba, levou empreendedores, representantes de órgãos de governo e mais de 10 prefeitos não somente para o SCEWX, mas para uma imersão no que a capital catalã tem de mais inovador e inspirador. O BrazilLAB esteve presente de duas formas: Gabriel Bello Barros, nosso consultor de inovação, realizou uma apresentação no Smart Cities Expo; e a Plataforma Verde, startup acelerada pelo LAB, foi finalista do Smart Cities Award, prestigiada premiação que faz parte da programação do SCEWC”.

De acordo com Barros, “o Smart Cities cresce a cada ano. O evento demonstra a consolidação do ecossistema, não somente de grandes empresas, mas também de startups do mundo inteiro. Cada vez mais existe o consenso de que a tecnologia pela tecnologia não resolverá o futuro das cidades, mas sim soluções inovadoras que considerem a experiência do usuário e o cidadão como ator central”.

Por fim, o site aborda a premiação do Smart Cities Awards, que aconteceu no dia 20 de novembro, durante o evento. Com um total de 450 inscrições de 54 países, selecionou 28 iniciativas finalistas, em seis categorias: Prêmio Cidade, Prêmio Ideia Inovadora, Prêmio Transformação Digital, Prêmio Meio Ambiente Urbano, Prêmio Mobilidade e Prêmio Governança e Finanças. Conforme explica a matéria, “a Plataforma Verde foi finalista da categoria Meio Ambiente Urbano com o case CTR-e (Controle de Resíduos Eletrônico). Trata-se de um software de blockchain criado para rastrear e controlar resíduos que foi doado para a cidade de São Paulo.” O Brasil também esteve presente em outra categoria: Prêmio Cidades, do qual Curitiba foi finalista com o case Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da capital paranaense.

Leia: https://brazillab.org.br/noticias/smart-city-expo-brasil-marca-presenca-no-principal-evento-global-de-cidades-inovadoras