Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

O incrível projeto de prédio sustentável coberto por centenas de vasos de plantas

O site Hypeness publicou uma interessante matéria sobre uma construção sustentável projetada na Holanda. Diz o texto que,  “segundo dados da ONU, cerca de 70% da população mundial habitará nas cidades e grandes metrópoles até 2050. O maior desafio daqui para frente, será criar mais espaços verdes nestas cidades, não por uma questão estética, mas sim de saúde pública. Na Holanda, um projeto de arquitetura incrível chama a atenção para a necessidade de deixar os espaços urbanos mais verdes”.

Segundo a matéria, “o prédio sustentável é coberto de plantas, mas não da maneira que estamos acostumados a ver. O Green Vila – projetado pela empresa MVRDV, possui uma fachada com centenas de vasos de plantas gigantes. Localizado em Sint-Michielsgestel, vila holandesa próxima ao Rio Dommel, o projeto prevê apartamentos residenciais, com pequenos espaços comuns de trabalho”.

O texto explica que o projeto, moderno e inovador, destaca-se em meio ao concreto da cidade, e representa um marco no setor imobiliário. Socialmente e ambientalmente consciente, a construção do edifício está prevista para começar em 2020. Segundo Winy Mass, um dos envolvidos no empreendimento: “A ideia dos anos 90 de que parques sejam oásis dentro das cidades é muito limitada. Precisamos de um ‘mergulho verde’ intenso. Deveríamos cobrir telhados e fachadas com mais verde. Plantas e árvores nos ajudam a diminuir as emissões de CO2, diminuem a temperatura nas cidades e promovem biodiversidade“.

A matéria destaca que este não é o único projeto sustentável do escritório de arquitetura. Segundo o site, a empresa já construiu diversos edifícios verdes e projetos urbanos, em toda Europa. “Se viver em grandes centros urbanos é inevitável, que a gente possa tornar as cidades mais inteligentes, acessíveis e acolhedoras”.

Além de esteticamente mais bonitos, os prédios sustentáveis são mais rentáveis. “Entre os benefícios econômicos, estão a diminuição dos custos operacionais e valorização do imóvel. Porém, a maior economia está no uso racional de recursos, quando usamos água de reúso e energia limpa, causando menos impactos ambientais, e fazendo um bem enorme à nossa saúde a longo prazo”, conclui a matéria.

Leia: https://www.hypeness.com.br/2019/11/o-incrivel-projeto-de-predio-sustentavel-coberto-por-centenas-de-vasos-de-plantas/