Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Curitiba é a “cidade mais inteligente” do Brasil e Estocolmo leva prêmio global

O município de Estocolmo (Suécia) conquistou na semana passada a estatueta de Cidade Inteligente 2019 na Smart City World Expo deste ano, em Barcelona, na Espanha, informa matéria publicada no site Tecmundo.  Segundo a publicação, a cidade sueca tem implantado um projeto muito inovador, fornecendo qualidade de vida integrada a sustentabilidade.

O texto explica que o evento anual tem o propósito de “capacitar as cidades e coletivizar a inovação urbana em todo o mundo“. A última edição aconteceu no final do mês passado, “fornecendo discussões e oportunidades de fundamentar novos ideais de melhorias em relação à sociedade, à sustentabilidade e ao apoio a um futuro positivo com cidades mais inteligentes e melhor convivência”.

Segundo o site, a Smart City World Expo reuniu mais de 700 cidades, de 146 países, 1,1 mil expositores e 24 mil visitantes nesta edição de 2019. “O Brasil também obteve significativo destaque na cerimônia, com Curitiba (PR) sendo finalista no prêmio principal”, afirma a matéria.

Sobre a atuação brasileira no evento, o site informa ainda que os municípios concorreram em três categorias: Ambiente Urbano, Cidades Inclusivas e Compartilhadas e Cidade Inteligente 2019. “No conjunto de Ambiente Urbano, a cidade de São Paulo conseguiu chegar à final, com Begles (França) e Madison (Estados Unidos). Nessa categoria, o Brasil apresentou o projeto Plataforma Verde, que administra o lixo de São Paulo a partir de uma iniciativa público-privada; contudo, foi a cidade norte-americana que conquistou o troféu”.

Por fim, o site informa que, “na categoria Cidades Inclusivas e Compartilhadas, Belo Horizonte (MG) representou o país com a Prodabel, empresa municipal de processamento de dados, acompanhada da capital da Ucrânia e de Buenos Aires (Argentina), que levou o prêmio. Já na categoria Cidade Inteligente 2019 estava Curitiba, concorrendo com Montevidéu (Uruguai), Bristol (Inglaterra), Seul (Coreia do Sul), Teerã (Irã) e Estocolmo (Suécia), município que levou a tão renomada estatueta”.

Leia: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/148311-curitiba-cidade-inteligente-br-estocolmo-leva-premio-global.htm