Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Presidente do Sindicato dos Arquitetos defende debate sobre a cidade

O arquiteto e urbanista Evandro Cardoso Medeiros, eleito no começo da semana presidir o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, conta com uma equipe composta por 14 profissionais que têm como meta buscar a presença e valorizar a atuação dos arquitetos e urbanistas em debates inerentes à construção de cidades mais democráticas e justas.

“Acreditamos que cidades planejadas por arquitetos e urbanistas têm mais condições de tornarem-se inclusivas e de atender a toda sua população, pois são espaços com mais justiça social, mais segurança, melhor mobilidade, melhores índices de qualidade de vida e, por isso, mais aptas ao desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Medeiros no dia da posse.

Segundo o novo presidente, a chapa eleita pretende manter a agenda propositiva de eventos e debates já estabelecida pela atual direção do Saergs, e que tratava sobre temas como moradia e sustentabilidade. “Também é função do sindicato promover o debate através da troca de experiências”, completou Medeiros.

Medeiros também ressaltou sua principal bandeira na nova gestão: “queremos lutar junto com os arquitetos para que as decisões sobre o planejamento urbano e os espaços públicos das cidades levem em conta a opinião desses profissionais. Precisamos resgatar o lema “Construa Certo, Contrate um Arquiteto”, disse o sindicalista.

A equipe de Medeiros é composta por profissionais que têm experiência em áreas de formulação e/ou aplicação de legislações urbanísticas – como Plano Diretor, Código de Edificações, Segurança Contra Incêndio, Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), entre outros, o que deve ser fortalecido a partir das ações do sindicato. Além disso, reforça Medeiros, há intenção de aproximar o contato com as universidades e a assessoria aos futuros profissionais, o que deve ser feito em parceria com a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Fenea). “É importante preparar os jovens para o mercado de trabalho e disponibilizar um espaço permanente de escuta, possibilitando, inclusive, o uso da sede do Saergs pelos estudantes”.

Em defesa da categoria, Medeiros ainda reforçou a interlocução contra as reformas trabalhistas, que estão ceifando direitos dos profissionais, e pelo fortalecimento do movimento sindical, alvo constante de ataques diretos do governo federal. “Os profissionais precisam enxergar o sindicato como parceiro na luta por mais dignidade e valorização”.

O site informa que Evandro Medeiros, formado pela UniRitter, atualmente, cursa pós-graduação em Engenharia de Segurança contra Incêndio na UFRGS, participa do CB 024 da ABNT, é colaborador do IAB RS e assistente do CAU RS para debates sobre a Lei Kiss.

Leia: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/geral/2019/12/716215-presidente-do-sindicato-dos-arquitetos-defende-debate-sobre-a-cidade.html