Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Lançamento do novo Censo GIFE é um dos destaques da produção de conhecimento em 2019

O portal do GIFE na internet publicou um resumo das principais realizações do Grupo em 2019.  O destaque do ano foi o lançamento do Censo GIFE, pesquisa produzida bienalmente desde 2001. Em sua 9ª edição, a pesquisa teve 133 respondentes, 17 a mais do que em 2016. Os participantes da pesquisa são, em sua maioria, institutos e fundações empresariais (52%), seguidos pelos familiares (22%), independentes e empresas (ambos 13%). Juntos, estes segmentos investiram 3,25 bilhões de reais em 2018.

Segundo o site, “muitos dos achados do levantamento conversam diretamente com a atuação em rede do GIFE. O fato de que houve um aumento do investimento em projetos de terceiros, que passou de 21%, em 2016, para 35% do investimento total, em 2018, somando 1,1 bilhão de reais, foi comemorado pela Rede Temática de Grantmaking, por exemplo”.

Além de figurar na SINAPSE, as informações sobre o Censo também serão disponibilizadas no Mosaico – Portal de Dados do Investimento Social, um hub de informações sobre investimento social privado e organizações da sociedade civil. “A plataforma contará com a Base de Projetos, uma página com informações em forma de listas, tabelas e gráficos, além de um perfil breve de cerca de 600 projetos e programas das organizações, que podem ser filtrados por nome, região, áreas temáticas e público beneficiário”.

O objetivo da Base de Projetos é da visibilidade e promover reflexões, auxiliar no processo de tomada de decisão e apoiar o coinvestimento entre investidores sociais. “O portal apresenta também o Diretório de pesquisas, uma seleção de plataformas, pesquisas e publicações que congregam dados sobre atuação, recursos e estrutura do campo do investimento social, da filantropia e das OSCs”.

Outros destaques da matéria abordam as principais informações relativas aos seguintes tópicos; Panorama ISP, Diretrizes de Advocacy (2020), coleção de publicações “Temas do Investimento Social – ESP”,  Artigos GIFE, Grupo de conhecimento sobre Investimento Social Privado, Painel de transparência, Indicadores de governança e a biblioteca virtual SINAPSE.

Os detalhes sobre cada uma dessas iniciativas estão do link: https://gife.org.br/lancamento-do-novo-censo-gife-e-um-dos-destaques-da-producao-de-conhecimento-em-2019/