Futuro das Cidades - Instituto Vedacit

Cidade inteligente, Blumenau usa a tecnologia para facilitar o acesso aos serviços essenciais

O portal NSC, de Santa Catarina, divulgou informativo da Prefeitura da cidade de Blumenau que trata do tema “cidades inteligentes”. O site informa que a população da cidade catarinense conta com mais pontos de acesso gratuito à internet, resultado da expansão do programa Blumenau Conecta, da Prefeitura. “Também por meio deste programa, 100% das unidades de atendimento da saúde passaram a receber internet”. Este dado comprova como Blumenau faz bom uso da tecnologia, utilizando os recursos para melhorar os serviços oferecidos à população e impactando de forma direta a qualidade de vida das pessoas.

Segundo a matéria, “o Blumenau Conecta foi fundamental para o crescimento do município no ranking das cidades inteligentes, conceito aplicado às cidades que utilizam a tecnologia como ferramenta para promover melhor qualidade de vida para a população, facilitando o acesso aos serviços públicos, e promovendo o crescimento econômico e a sustentabilidade”.

O texto ainda informa que Blumenau ocupa atualmente a 9ª posição no Ranking Connected Smart Cities, divulgado em setembro de 2019 pela instituição e que elenca as cidades mais inteligentes do Brasil. Em Santa Catarina, a cidade perde apenas para a capital, Florianópolis.

O secretário de Gestão Governamental Paulo Costa afirma que “o principal objetivo é garantir condições para que os cidadãos possam acessar os serviços on-line da Prefeitura, dentro da política de governo eletrônico do município”.

O informativo da prefeitura atesta que o programa Blumenau Conecta atende a todos os bairros do município e está presente em 108 locais públicos, com 207 pontos de acesso. “Com este recurso, a população conta, de forma prática e eficiente, com atendimento por meio de aplicativos como AlertaBlu, Pronto, Blumob e Cidade Jardim”, diz o site.

Além da tecnologia e a forma como ela é empregada no município, o ranking das cidades inteligentes considera 70 indicadores relacionados também à governança, mobilidade, meio ambiente, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e energia. “Blumenau também se destacou no indicador de governança, ficando com a 4ª posição. Este indicador avalia questões como despesas com urbanismo, saúde, educação e segurança, monitoramento de áreas de risco, lei de uso e ocupação do solo, posição em índices como Firjan e a Escala Brasil Transparente, entre outros itens”, finaliza a matéria.

Leia: https://www.nsctotal.com.br/noticias/cidade-inteligente-blumenau-usa-a-tecnologia-para-facilitar-o-acesso-aos-servicos